Visão Geral do Projecto
Normalmente usa-se um sistema de lifting ou de elevação com gruas para transportar ou movimentar containers. Os sistemas de lifting necessitam de uma série de regras e procedimentos para se poder aplicá-los, e isso cria diversos constrangimentos nas empresas ou unidades fabris. Para fábricas grandes e/ou abertas,até certo ponto usar gruas torna-se mais fácil, mas como seria usar gruas no interior de fábricas pequenas e/ou fechadas? Torna-se necessário criar um sistema que se adecue a movimentação ou transportação de equipamentos ou máquinas, em instalações com espaços reduzidos.
Problema
Em Angola, a prática de usar containers dentro das unidades fabris em forma de escritórios, tem se tornado cada vez mais comum.
Muitas unidades fabris, são de teto fechado e não têm espaço para fazer sistema de lifting com gruas no seu interior, e aquelas que têm até certo ponto uma estrutura mais capacitada para entrada de gruas, a movimentação com as mesmas cria a necessidade de se fazer um plano de elevação.
Tendo em conta o cenário acima descrito, surge a necessidade de se fazer estudos para uma actuação mais segura, de formas a obter procedimentos adequados, não causando acidentes de trabalho, saida dos operadores dos seus postos de trabalho, o que ocasiona paragem de uma parte ou de toda a produção e outras séries de acontecimentos de acordo a situação de cada fábrica ou empresa.
Solução da ICOS
Na tentativa de dar soluções a estes problemas e minimizar os impactos negativos associados a eles, a ICOS fabricou um conjunto de dispositivos com aspectos de carrinhos de actuação prática e rápida.
Nesta ordem de ideas, eliminou-se o lifting para obter-se um sistema onde a distância do equipamento em relação ao chão, fosse a baixo de 300 mm durante a movimentação.
Este facto reduziu consideravelmente os níveis de acidente de trabalho, eliminando o lifting, criando eficiência e simplicidade, possibilitando desta forma, a movimentação de containers ou outro equipamento de lugar para o outro, sem precisar criar um plano de elevação que requer muitos procedimentos.
Para posicionar os dispositivos por baixo dos containers é necessário fazer uma pequena elevação (utilizando macaco, empilhadeira ou outro equipamento com a mesma função).
Plano de execução
A ICOS utilizou um procedimento simples, moderno e prático para a construção do move container, constituído por 3 dispositivos de dimensões pequenas o suficiente, para a movimentação em espaços reduzidos, mas robustos e capazes de suportar o peso dos equipamentos. Dois deles possuem as mesmas dimensões, e o outro é ligeiramente maior para melhor distribuição do peso do equipamento à transportar. A estrutura foi fabricada em chapa metálica, as rodas em casquilho de aço e revestida de burracha, facilitando assim, o transporte dos equipamentos pois é necessário apenas, exercer um esforço mínimo para movimentá-los.
Na superfície superior dos dispositivos, foi alocado uma pequena estrutura metálica circular e robusta, com possibilidade de efetuar rotação e reduzir o desgaste da base destes dispositivos.
Resultados
Os resultados foram positivos correspondendo ao objectivo, devendo-se ter atenção na utilização, para que se faça uma distribuição correcta do peso do equipamento a ser transportado em cada dispositivo. A capacidade máximo suportada por cada um dos dispositivo, é calculada em até duas toneladas, a combinação dos 3 é capaz de carregar até 8 toneladas.
Dependendo da capacidade que se pretende obter, é possível serem feitas melhorias nestas capacidades, alterando as espeçuras das chapas ou aumentando a distância entre os orificíos de suporte da base dos dispositivos, diminuindo a distância de cisalhiamento e aumentando a capacidade de suporte.